sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Mobilização em Aguapés

Entidades se reúnem no sábado, 06 de agosto, para lutar contra a desapropriação e o impacto sócio-econômico na região de Osório e Maquiné


Comunidades de pequenos agricultores da região de Osório e Maquiné, no litoral norte gaúcho, estão vivendo momentos de incerteza e apreensão com relação às suas propriedades. Uma associação quilombola reivindica uma inacreditável área de 4.564,4284 hectares – equivalente a cerca de 4.600 campos de futebol. A política de bastidores está em andamento e um trágico final pode acabar com a agricultura familiar local afetando diretamente cerca de 950 famílias, aproximadamente 3.800 pessoas, que vivem ou são proprietárias de terras e terrenos dentro desse perímetro, além de outras 4.630 famílias, ou 18.800 pessoas, que vivem no entorno da região.

A desapropriação também afeta diretamente os interesses da população e pequenos comerciantes e prestadores de serviços diversos dos municípios localizados dentro ou vizinhos à área reivindicada. São eles: Osório, Maquiné, Capão da Canoas e Xangri-Lá, totalizando 102.301 residentes, segundo dados do IBGE de 2010.

Desta forma, as comunidades dão prosseguimento a sua campanha de mobilização reunindo-se neste sábado, 06 de agosto, às 17h, na sede da Associação de Aguapés, em Osório. Estarão presentes no evento as seguintes entidades e seus presidentes e representantes:


· CEO - Centro Empresarial de Osório, ACIO - Associação Comercial e Industrial de Osório e CDL - Câmara dos Dirigentes Lojistas de Osório: Gilson Becker

· Associação Comunitária dos Moradores de Atlântida Sul: Helio Bogado

· TÔ NESSA CAPÃO: Noemia Reckziegel

· ASSOCIC - Associação dos Construtores e Incorporadores de Capão da Canoa:Ailton Batista Santos

· ACAE - Associação dos Arquitetos e Engenheiros do Litoral Norte: Democracildo Cardoso Kilp

· ACIC- Associação Comercial Industrial de Capão da Canoa: Emerson Benetti

· ACICA - Associação dos Corretores de Imóveis e Imobiliária de Capão da Canoa:Wilson Nunes

· API - Associação dos Apicultores de Maquiné: Leo Leite Ribeiro

· APAP - Associação dos Pescadores Artesanais da Prainha: Janice Varela

· Associação dos Servidores Públicos de Maquiné: Luciano de Almeida Alves

· Associação Comunitária dos Moradores e Agricultores Familiares de Aguapés: Paulo Cesar da Silva

· Associação Comunitária dos Proprietários em Defesa da Terra de Maquiné e Osório:Amado Gomes

· Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Osório: Edson Ricardo de Souza.


Cabe ressaltar a participação do deputado estadual, Edson Brum, liderando uma comitiva da cidade de Rio Pardo que vive uma situação semelhante em sua região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário