quarta-feira, 15 de maio de 2013

Agricultores e moradores promovem “tratoraço” na BR-101 em Osório




Protesto tem por objetivo pedir a  anulação de processo no INCRA que pretende desalojar famílias na região

Na tarde de quarta-feira (15) um ato em protesto contra processo no INCRA que trata da criação de um território quilombola no litoral norte do RS reuniu cerca de 500 moradores e agricultores familiares na altura do KM 71, próximo ao túnel da BR-101, entre Osório e Maquiné.

Os manifestantes, que bloquearam a rodovia com tratores e implementos agrícolas, reivindicaram a suspensão imediata do processo de Morro Alto, e a instauração de uma investigação técnica ou CPI que apure as denúncias de fraudes no laudo antropológico e falhas no processo. De acordo com Edson Souza, secretário geral da Associação Comunitária dos Moradores e Agricultores Familiares de Aguapés (Comunidade Aguapés) e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Osório, a agricultura na região cumpre uma função social, em um arranjo sustentável que integra a agricultura familiar a serviços e turismo rural, e a comunidade local não aceita romper com o equilíbrio existente.

O INCRA, através de seu superintendente regional no RS, Roberto Ramos, entrou em contato com o representante dos agricultores durante o protesto e foi informado das demandas dos manifestantes.

O ato realizado no litoral norte foi realizado em apoio a mobilização da FETRAF Sul (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul) contra a insegurança jurídica nas áreas rurais causadas pelas desapropriações quilombola e indígena.


Nenhum comentário:

Postar um comentário